Dia 9 ( 21 de julho) – Praia Inhame – Santa Josefina – Wily - Santo António de Mussacava

Passeio a pé com o Adelino, guia “credenciado”, sugerido pelo Sr.Nazaré. Vim a saber que o senhor Nazaré estudou engenharia e é uma pessoa com um pensamento mais avançado que a maioria da população são tomense.
O nickname do Adelino é Manoca. Foram 10horas de caminhada com muito poucas pausas. Fizemos Inhame, Jalé, va-inha e Santa Josefina. Aí conhecemos o Jedison, um miúdo adorável de 11 anos que nos quis acompanhar.
O Jedison andava descalço o caminho todo, sempre com as costas direitas e nem precisava de olhar para o chão. Estava sempre a olhar para as árvores, a ver os pássaros e os macacos, destes avistou meia dúzia, eu só vi a sombra e o David nada. Para além disso avistou 3 cobras negras! Essas o David viu bem! Uma juvenil e, mais tarde, um casal adulto.
Cobra negra

Passámos ao largo de Wily e terminámos em Santo António de Mussacava. No caminho cruzamo-nos com um grande grupo de jovens são tomenses que estava a fazer o caminho da “volta à ilha”, tinham dormido em S. Miguel e estavam estenuados.
Quando chegámos a Santo António, o Jedison trepou a um coqueiro.
Jedison no cimo do coqueiro

O almoço do David foi água de côco e côco. Impressionante que deu energia suficiente para as 10 horas de caminhada.
o guia adelino prepara o coco
 parte de dentro do coco, depois de beber a água

Ao longo da parte final do caminho fomos sempre avistando o cão pequeno.
Mais um dia 5 estrelas que terminou com um banho na linda praia inhame, à luz da lua.


Sem comentários:

Enviar um comentário